De um lado existem vários afiliados que fazem do instagram a principal fonte de vendas, de outro existem pessoas que entendem que isso é possível, criam perfis, fazem postagem, mas a venda não acontece…
Então, a pergunta é:
Qual realmente é o caminho que deve ser seguido para vender no instagram?
Vamos falar sobre isso ao longo dessa série….
Mas, antes de falar sobre isso, é importante entender que o Instagram muda e muito, porém, os princípios continuam o mesmo.
O Instagram fez e faz tanto sucesso como ponte de contato com possíveis clientes porque o Brasil é o terceiro país com mais usuários no instagram, ou seja, as pessoas estão lá e os afiliados sabem disso.
Você percebeu que eu utilizei a palavra PONTE?!
Pois é, não foi em vão. E você vai já entender o motivo.
Imagine que você está em uma cidade pela primeira vez, você decidiu sair para almoçar e resolveu andar em uma rua perto do seu hotel onde tem vários restaurantes…
Dois chamaram a sua atenção...
Um era grande, tinha um menu cheio de opções, você viu todas essas opções e não conseguiu entender qual era o carro-chefe do lugar e o espaço não parecia ser limpo….
Já o segundo lugar era pequeno, tinha um menu enxuto e era informado qual era o prato mais pedido, o espaço era organizado e limpo…
Ambos estavam vazio….
Mas, advinha qual você iria escolher?
Bom, provavelmente o segundo, certo!?
Claro que eu coloquei uma prova social no segundo restaurante e também forcei a barra com “não parecia limpo x era limpo” rs
[prova social: é mostrar que outras pessoas já fizeram aquilo que a pessoa quer fazer “o prato mais pedido”, isso passa uma sensação de que outras pessoas já comeram lá e por isso deve ser bom. Talvez, você não tenha percebido esse efeito em você, mas é justamente por isso que as estratégias funcionam]
Maaaas, o exemplo tinha 3 objetivos:
1˚ Tamanho não importa
2˚ Visual importa
3˚ Você precisa saber o que faz o seu cliente escolher você
Vamos nos deter nesse terceiro objetivo…
Afinal, você quer ser o escolhido, certo?
A primeira coisa que vai impactar automaticamente as suas vendas é algo que está sob o seu controle de executar.
Mesmo assim, muitas pessoas deixam de fazer.
Independente se você criou o seu perfil aparecendo ou como se fosse uma marca (não aparecendo)…
As pessoas precisam confiar no seu projeto, mas, antes disso, você tem que dar motivo para elas confiarem.
E isso não é coisa de outro mundo, comece se perguntando:
Qual problema o seu projeto resolve? (isso está muito ligado ao problema que o produto que você promove resolve)
Como esse problema é sentido no dia a dia das pessoas?
Como você fala sobre esse problema?
Como você comunica a solução do problema?
Além disso, o que motivou solucionar esse problema?
Se você nunca se fez essas perguntas e, principalmente, se você nunca fez conteúdo no seu Instagram respondendo essas perguntas...
Já encontramos um pré-requisito que você não está preenchendo.
Em outras palavras,
Quanto maior a autoridade maior é a venda!
Porém, existe um detalhe aí e vamos aprofundar sobre isso!
Talvez, você esteja se perguntando:
“Mas, Sandy, como que eu vou ser autoridade em algo se eu sou afiliado? Como as pessoas vão me ver como autoridade?”
A resposta é simples.
Autoridade é percepção, ou seja, ser autoridade para uma pessoa é fazer com que ela entenda que você sabe do que está falando e isso nem sempre está ligado ao fato de você ter um diploma.
Vamos ao exemplo…
Lembra dos comerciais de pasta de dente e escovas que sempre tem um dentista recomendando um produto?!
Foto : Comercial de pasta de dente
Então, boa parte desses “dentistas” são atores que vestiram um jaleco e por isso passam a ser percebidos como dentistas. Ao usar o jaleco o ator é percebido como autoridade.
Não é a toa que alguns novatos da área da saúde gostam de ficar desfilando de jaleco pela ruas (mesmo que isso seja errado).
Já viu um desses?! Lá na minha cidade tem vários haha….
Mas, voltando ao assunto da percepção de autoridade…
Quando você é afiliado você não precisa ser autoridade, o criador do produto já é a autoridade. Não é a toa que ele/ela fez um produto para ajudar outras pessoas....
Porém, aqui fica um detalhe importante:
Mesmo que você não seja autoridade, o seu projeto tem que passar autoridade e confiança.
Em outras palavras,
O afiliado não precisa ter autoridade porque isso quem tem de fato é o criador do produto, porém, o projeto que é criado pelo afiliado, o perfil do instagram, por exemplo, precisa fazer com que as pessoas percebam que aquele projeto sabe do que está falando e por isso o produto que é indicado é eficiente…
Você já ouviu a expressão “subir em ombros de gigante”?
Acontece mais ou menos assim…
Você fala sobre um determinado assunto e defende um ponto de vista, porém, você não é um especialista na área e para provar o seu ponto de vista, você cita algum estudo de uma universidade, cita um livro, diz que aprendeu com alguém que é referência….
Ou seja, você “pega emprestado” a autoridade desses livros e estudos para o seu argumento.
Isso é subir em ombros de gigantes!
Você usa aquela experiência passada por gigantes para basear o seu argumento.
E eu to falando isso porque é justamente isso que o seu projeto como afiliado deve fazer.
Agora, se você é autoridade em um assunto e é afiliado de um produto desse mesmo assunto…
Ótimo! Trabalhe a sua autoridade também.
Mas, não esqueça que tão importante quanto ter autoridade é ser percebido como autoridade.
Inclusive, tem algumas pessoas que ao receberem a pergunta “Como ser autoridade?” elas respondem “Sendo! Você não pode fingir algo que não é!”.
Foto: meme pose de maloqueira
Realmente a resposta é lacradora e impressionante…
Realmente, não podemos fingir algo que não somos…
Porém, não adianta ter autoridade e não conseguir passar isso.
No meu ponto de vista, quando alguém pergunta como ter autoridade é porque, muitas das vezes, a pessoa aprendeu que a autoridade melhora a conversão e por isso quer ser autoridade…
E pra mim, a melhor resposta é:
Você nem sempre precisa ter autoridade, você pode subir em ombros de gigantes.
O problema é que poucas pessoas sabem disso...
[observação: uma das grandes vantagens de ser afiliado é poder fazer isso]
Você sabendo que autoridade é uma percepção, o que você precisa é criar um projeto que passe autoridade.
Ou seja, o afiliado não precisa ter autoridade, ele só precisa construir um projeto à altura da autoridade do produtor.
Você lembra que comecei essa primeira parte da série falando sobre transformar o seu instagram em ponte para atrair os clientes?
Bom, então você já sabe um dos pré-requisitos que devem ser trabalhados…
Agora, falta aprender os próximos. E esses vão ficar para as próximas partes.
E se você já quer começar a trabalhar a autoridade do seu projeto, responda as perguntas feita nessa primeira parte e suba em ombros de gigantes 🙂
Te vejo na parte 02.
(Importante: quanto melhor o produto que você promove, mais fácil fica fazer esse trabalho porque você confia no produtor e no produto que você vende. Existem ótimos produtos e muitos precisam de bons afiliados).