Na parte 1 falamos de um dos grandes pré-requisitos que devem ser trabalhados nos perfis construídos para vender muito.
E para você entender ainda mais a importância do que foi trabalhado, trouxe essa foto que mostra exatamente a diferença do perfil que ainda está meio perdido nisso tudo mas quer fazer acontecer (esquerda) e o perfil aplica o que foi passado na parte 01(direita).
Acho que agora deu para entender a diferença né? rs
Se você ainda não viu a parte 01, volta lá para não atropelar as etapas…
Parte 02: Por que o seu perfil? Por que o seu produto?
Se tem uma coisa que é verdade é que para ter um crescimento e um crescimento consistente no instagram, é preciso postar!
Não tem para onde correr…
Só para você ter uma noção:
Imagem 01: números de postagens feitas por semana
Imagem 02: números de seguidores ganhados por semana
Essas imagens são as informações de um perfil do Instagram, são dados reais e que eu gerei para trabalharmos aqui…
A primeira imagem mostra a quantidade de postagens feita por esse perfil em 1 semana. Ou seja, esse perfil faz 194 posts por semana, o que daria em média 27 posts por dia.
E nessa semana de 27 de julho até 3 de agosto, esse perfil ganhou mais de 50 mil seguidores…
Calma. Você não precisa fazer 27 posts por dia! Não desmaie antes da hora! hahah
O que eu quero mostrar é que quanto mais postagem você faz, maiores são as chances de você CRESCER…
Esse exemplo tem algumas observações importantes:
01: Esses são os dados de um perfil de fofoca e fofoca tem toda hora... Além disso, muitas pessoas se interessam pela vida dos famosos.
02: Porém, mesmo tendo tudo isso de “positivo” se o perfil não postasse com frequência, ele não iria crescer.
Ou seja, realmente esse perfil tem um bom cenário para trabalhar, mas se ele ficasse postando de semana em semana, os resultados apresentados aqui seriam bem diferentes.
Talvez você mesmo trabalhe com algum produto que as pessoas têm interesse e querem resolver um problema, mas você não posta com tanta frequência...
Por isso, entenda: é preciso criar conteúdo!
Agora, vem outra pergunta: qual tipo de conteúdo?
Aí é que tá!
Vou te apresentar duas possibilidades e falar qual a que eu mais gosto...
Muita gente fala do produto, muita gente fala de si. Mas, a verdade é que a audiência está preocupada com ela mesma e, por isso, o que chama mais atenção são os assuntos que estão relacionados a ela…
Eu sei que parece tentador falar do produto. Tem gente que chega a afirmar que só fala do produto porque as pessoas desejam muito ter ele.
Porém, o exemplo mais real que eu posso dar é que:
Pessoa A: quer muito um computador
Pessoa B: resolve dar um computador para a pessoa A, porém, o computador não pega internet, o teclado não funciona,tem uma lista verde no meio e o computador já foi mandado para o conserto, mas não tem jeito.
Qual é a possibilidade de a pessoa A querer esse computador?
Nenhuma!
A pessoa A não quer o computador, ela quer tudo o que pode fazer com ele.
Mais uma vez, utilizei um exemplo extremo?
Sim! Mas, só assim para ficar claro rs
Então, regra 01: não faça conteúdo sobre o produto e sim como é a vida da pessoa com os benefícios que o produto gera.
No meu perfil Sandy Moraes, para quem quer vender no Instagram como afiliado, eu indico o Instalucros e daí eu pergunto…
Quantas vezes você viu eu criando conteúdo falando como o Instalucros é uma mão na roda para quem quer vender com o instagram e quanto ele é barato perto de tudo que é entregue tanto de conteúdo quanto de bônus!?
Posso afirmar:
3 vezes!
Tô brincando rs
Não faço esse tipo de conteúdo porque eu sei que é o típico conteúdo que é ignorado…
Você até pode postar falando diretamente sobre o produto, mas se for para avisar que alguma promoção está acabando, para avisar de algum bônus surpresa ou para avisar a sua audiência que você tem um novo produto.
O problema não é postar o produto, é só fazer essa postagem e sempre da mesma forma.
Existe uma pegada para criação de conteúdo, que particularmente é que eu mais gosto, que é falando sobre o problema que o produto resolve.
Mas não do tipo: se você não vende no instagram compre o Instalucro.
E sim falando sobre o problema de não saber o que tá fazendo, o problema de não seguir um método e acabar perdendo mais tempo…
A contextualização do problema é tão importante quanto falar dele.
Ainda nessa proposta...
Na parte 01 listei 5 perguntas que falavam exatamente sobre o problema. E elas eram:
Qual problema o seu projeto resolve? (isso tá muito ligado ao problema que o produto que você promove resolve)
Como esse problema é sentido no dia a dia das pessoas?
Como você fala sobre esse problema?
Como você comunica a solução do problema?
Além disso, o que motivou solucionar esse problema?
Essas três que estão em negrito, são ótimas para responder e já criar um conteúdo sobre isso. As outras que não estão destacadas são mais sobre posicionamento…
Gosto de trabalhar com essa questão do problema porque são formas eficientes de chamar a atenção da audiência.
Lembra que as pessoas estão preocupadas com elas mesmas? Então falar sobre o problema que elas têm é uma boa forma de chamar a atenção.
Além disso, tem outras duas grandes vantagens:
1˚ Por falar tão bem do problema você passa a ser percebido como autoridade
2˚ Falar profundamente de um problema que é de consciência da pessoa faz com que ela sinta uma familiaridade com o que você ta falando e com o seu projeto. E isso é ótimo!
Criar essa conexão é mais difícil quando criamos um projeto onde não colocamos o rosto, então, falar sobre o problema é a melhor forma para “quebrar o gelo”. Falo por experiência própria!
Quando você chega bem posicionado, falando do problema e deixando claro o objetivo e propósito do seu projeto, você consegue fazer vendas mesmo que o seu perfil seja pequeno.
Outra coisa que vai ajudar é lembrar:
Por que o seu perfil? Por que o seu produto?
Ou seja,
Se você não mostrar que você sabe o que você está fazendo, por que as pessoas vão seguir?
Se você não fala sobre o problema que o seu produto resolve, por que as pessoas iriam querer o produto?
Agora, não adianta muita coisa você criar tanto conteúdo e na hora que for fazer a oferta errar a mão…
Para vender é preciso ofertar. Mas a oferta tem que ser construída de forma inteligente.
E é justamente por isso que vou falar de oferta e tipos de venda na próxima parte da série…
Além disso, vou falar sobre os principais obstáculos de compra que os seguidores têm e que você deve derrubá-los se quiser vender.
Te espero lá!